20/06/2007

Tempo

I would have liked to have had this simple quilt put together to take with me on vacation and to start stitching it. This quilt top has three of Luís´old shirts and a pair of jeans and chita. I like the colors and how it is simple. I have more of his old shirts that he has had forever that I have saved for future quilts. The rest of the scraps can be used to make a talego or bread sack. (Thanks for the link, Sandra.)

The quilt inspired by Dª Sara is coming along (that is all machine stitched) and my woolen quilt, I have since taken apart and readjusted it. I wanted a project I could hand stitch. But I still have the linen quilt top to put together and I want to make some dolls and rodilhas. Thankfully one thing I have is time.

See you all in a week or so. Thank you for reading my blog!

19/06/2007

Sara Lourenço

A Dª Sara acabou esta linda manta. Adoro esta manta e imagino-a numa casa rústica Portuguesa.
Medida 1.8 x 1.5metros approx.
150 euros

Esta manta é irmã desta.

1.8 x 1.5 metros approx.

150 euros

As mantas ( esta manta mede 1.5 x1.5 metros e custa 150 euros) da Dª Sara Lourenço estarão à venda na Feira da Estrela (Jardim da Estrela, Lisboa) com a Hippyxic este Domingo, 24 Junho em Lisboa.

All of these portuguese quilts are available for purchase. If you are interested in acquiring one of Sara´s quilts please leave a message at asbravas@gmaildotcom.

15/06/2007

que chatice

Vem aí gente dos EUA. Tenho que ir com eles para este sitío. Tenho que ser uma tia chata e apertar -lhes muito. E ainda mais chato é ter que dar muitos abraços e beijos a esta velhinha de 96 anos e chamar-lhe muitos nomes. (poor me!)

12/06/2007

Noah the Travelling Gnome Doll


Noah the Travelling Gnome Doll
Originally uploaded by Saloia
Noah é o boneco que mandei em Março para o Canada e que depois foi conhecer a Australia e está de viagem para o Japão. Tem conhecido muito boa gente que até fizeram-lhe um casaquinho de lã para estar quente no frio de inverno em Australia.

São boas as pessoas!

09/06/2007

...

Visitei a loja da Susana e Amélia. Chama-se QUER-inspiração para crescer. A Rosa descreve tão bem o projecto delas aqui. Elas tem artigos para crianças com qualidade que perduram uma vida. Quer(o) o quilt de bonecas feita toda em suffolk patches que estava na montra! :)

Eu fui lá entregar umas rodilhas à Susana que as coleciona.

obrigada!

Grupo dos Lenços

Comecei O Grupo dos Lenços no Flickr para mostrar os nossos lindos lenços portugueses. Se quiser fazer parte do grupo por favor deixe uma mensagem.

Deve haver muito lenço lindo nos baús das nossas avós e mães ou os novos de agora. Show us, please!

THANKS!

almas gémeas

Living happily in Sintra are the hero couple made by
Ricardo Rodrigues. Thanks Ricardo for your special gift :)!

06/06/2007

michuda ou mixuda? (delightful culinary discoveries)

Já não trabalho no café (por muito minha pena) porque conheci pessoas fantásticas. A Mina (mãe da Rita) falou-me de uma receita que já vem da avó e provavelmente da bis -bis avó. Mixuda ou michuda (ela é da Beira Baixa)? Quente é uma especie de papa e frio sabe a aletria e arroz doce todo num mas com mais textura. Os americanos (como eu) chamariam isto comfort food.
Obrigada, Mina!
Cozer abóbora em pouca agua com pau de canela e raspa de limão. Desfazer a abóbora na mesma panela.
Numa taça dissolver farinha integral, aveia, maizena em leite.
Noutra demolhar tapioca em leite (5-10 min.).
Na panela em que a abóbora cozeu misturar tudo e adicionar açúcar mascavado e um pouco de manteiga. Misturar até ficar em papa. Deita-se num prato e povilha-se com canela e mel (ou maple syrup).
Pode ir ao frigorifico e depois servir como aletria!

03/06/2007

lenço para a missa

Dobra-se o lenço deixando um rebordo para as pontas ficarem direitas.

Os tamanhos dos lenços normalmente são de tamanho de 1 metro quadrado.

Obrigada a José António, filho da Dª Fernanda pelas indicações de como se coloca um lenço à cabeça. O que é interessante foi saber que ele aprendeu com os idosos dos lars em que ele e a sua mãe são proprietários. Há imensas maneiras e claro que depende da região e que tipo de trabalho ou o propósito para que serve o lenço. E depois há como se coloca um lenço com chapeu. É muito bonito.

Quando se coloca o lenço na cabeça verifica-se se está centrado juntando as pontas a frente do peito. Depois dá-se uma dobra no lenço na parte superior da cabeça. Antigamente as senhoras e meninas usavam o cabelo em carapito e as vezes com travessas (pentes). Podia-se ou não usar lenços. Sei que as saloias usavam principalmente lenços brancos.

Como explicou os José António, para a missa usava-se o lenço solto apanhado com travessões de lado e com as pontas para a frente centrado no peito.

A loja da Dª Fernanda está repleta de lindos lenços de trabalho, cachené ou domingueiros para quem quiser adquirir um. Eu que não sou de colecionar, vou começar com o lenço.

Débora Figueiredo

Adquiri a illustração Menina com Lenço da Débora e se ela fazer mais meninas com outros amigos quero-os todos para mim.